Organize-se


Começo de ano eu acho o momento perfeito para aquela faxina de desentulhamento. E é isso que eu quero propor para esse inicio de 2017.
Muita gente ainda está de férias então vamos aproveitar as horinhas vagas para botar ordem e desentulhar a casa. Eu sei que desapegar é uma tarefa difícil, mas é também uma questão de habito. Toda vez que eu ganho ou compro algo novo sinto necessidade de tirar coisas que não uso mais ou que não gosto mais, e isso é um habito muito forte em mim.
Não sabe por onde começar? 
Eu te dou as dicas!


1º passo: tire tudo pra fora

Abra os armários e tire tudoooo, sem dó. Assim você verá tudo que estava escondido dentro do seu armário, é a melhor forma de começar a desapegar, se você olhou pra peça e você nem lembrava que ela existia então algo está bem claro... você não precisa desta coisa. E você também pode achar aquela peça que você procurou loucamente.

2º passo: as perguntas do desapego

  1. Eu usei isso nos últimos 12 meses? Essa pergunta é muito importante. A gente sempre acaba guardando um monte de coisa pensando que uma hora vai usar, porém, quase sempre esses itens ficam esquecidos lá na expectativa de ainda serem usados e você nunca mais os usará.  Qualquer coisa que não tenha sido usada em 12 meses tem grandes chances de não ser mais necessária, com raras exceções.
  2. Eu compraria isso hoje? Se a resposta for não ou um talvez, você deve classificar como doação. E seja sincero, se você visse está peça em uma vitrine a compraria? Gastaria seu dinheiro com ela? Desapegue de tudo que não deveria mais fazer parte de sua vida.
  3. Tenho itens semelhantes? Você não precisa ter uma coleção de mesmas coisas, Você realmente precisa de tantos disso? Reduza o que é repetido e ganhe espaços para coisas novas.
  4. Realmente vou concertar isso? Não adianta você guardar aquela roupa que furou ou aquele objeto que quebrou com a intensão de concerta-los e anos depois elas ainda estiverem lá e quebradas, só as guarde se você realmente tem a intenção de conserta-las.
  5. Tá sobrando espaço? Se sua casa for pequena ou você ter muitas coisas pense bem antes de ficar acumulando. Pense se você tem espaço para tudo o que tem e para o que ainda quer comprar. Tenha um lugar para tudo e tudo no seu lugar. Adapte-se a sua realidade.
  6. Me serve? Não guarde uma peça com o pensamento em que vai emagrecer para caber mela novamente, é roubada. Você pode até emagrecer e ela voltar a servir, mas você pode comprar algo mais maravilhoso nesse tempo.
  7. Está em boas condições? Se não estiver mais usável e com uma aparência bonita, descarte sem pensar duas vezes. 
  8. Me sinto bem quando uso isso? Não guarde peças de roupa só porque às acha bonita se não tem intenção de usar.
  9. Isto ainda me representa? A nossa personalidade se modifica e nosso estilo vive em readaptações, é normal as coisas pararem de nos agradar e quando isso acontece significa que você tem que desapegar.

3º passo: doe

Tudo que estiver em bom estado e você desapegar leve para ser doado, esse é um ato muito bonito e que pode ajudar muitas outras pessoas.

4º passo: tenha visão

Organize suas coisas de modo que você possa ver tudo, para que nada fique esquecido em algum canto ou te de muito trabalho na hora de procurar.

5º passo: a validade

Em caso de comidas, remédios e maquiagens é sempre bom ficar de olho nos prazos de validade, não seria muito bom consumir um produto que esteja vencido, usar qualquer coisa fora da validade pode prejudicar sua saúde, então fique muito ligado nesse item.



Espero ter ajudado vocês e que esse comecinho de ano seja de muitas coisas boas para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas

Instagram