Suicídio virtual


A algum tempo atrás, bem no inicio do facebook, lembro de ter lido um texto de uma menina (a Mel Savi, não consegui achar seu perfil =\ ), aonde ela falava sobre suicídio virtual. Eu gostei tanto deste texto que salvei ele no computador. E esses dias, quando eu estava fazendo uma limpa de arquivos no meu nootbook me deparei com o texto, já fazia tanto tempo que eu nem lembrava mais dele. Eu quase acabei excluindo, mas por um impulso de curiosidade, eu abri aquele texto e comecei a ler, e poxa, como as coisas mudarem eim! E eu achei tão interessante trazer pra vocês, e fazer breves comentários no texto, pra a gente dar lembrada de como era, e mesmo porque o texto é realmente muito interessante. 
*O que estiver em negrito é comentário meu.

Conheço várias pessoas que já cometeram ou pensam em cometer suicídio virtual. Eu mesma já passei por isso algumas vezes. Sai do Orkut, troquei de MSN, deletei meu fotolog e já pensei em deletar o meu twitter. Mas eu sempre volto, e volto porque essa vida virtual é atraente demais por vários motivos. Ter na ponta dos dedos o poder de editar a melhor versão de você mesma é por si só o maior atrativo. 
Quanto ao suicídio virtual eu acredito que todos já alguma vez se não fez pensou em fazer. Eu nunca cheguei a excluir alguma rede social, o máximo que eu fiz foi desativar, mas sempre tem aquele impulso que te faz voltar, e o que ele fala ali por ultimo resume bem o porque.

A foto do perfil, as fotos dos álbuns e as informações biográficas requerem dedicação e atenção: fazem parte de uma construção milimetricamente projetada para impressionar. Quem aqui coloca fotos ou escreve coisas ruins de si mesmo? A gente se constrói assim o tempo todo. Uma das perguntas mais importantes que se tenta responder na vida é: "Quem sou eu?", e é mais fácil dar uma resposta a essa pergunta na vida virtual que na vida real. Aah como é fácil responder quem é você na sua bio né? Muito diferente do que alguém te perguntando e esperando uma resposta séria. Afinal você não poderia responder: єυ ѕσυ αqυєℓα qυє єυ ѕємρяє ƒυι... мαѕ αgσяα qυє νσcê ƒσι мє єиχєяgαя иέ ? Não dá né? No dia-a-dia, a verdade é que a gente não é sempre a mesma pessoa. Num dia acha que quer ser escritora, no outro, psicóloga, e no ano seguinte quer fazer administração. O cabelo não colabora, o guarda-roupa parece vazio e a gente imagina que os amigos encontraram novos amigos bem mais interessantes que a gente.

Ah, mas a vida virtual tem suas peculiaridades. Se você quer que as pessoas saibam que você está mega feliz porque alguma coisa deu certo, basta colocar uma frase de efeito no MSN. Tá bom, com essa frase você já notou que o texto é velho. Hoje em dia a gente usa as frases de efeito no Facebook e no Twitter, sem contar a quantidade de indiretas que rola né. Em poucos segundos, janelinhas começaram a pular diante de seus olho, todas perguntando sobre o motivo de tanta felicidade. As vezes eu tenho saudades disso sabia, kkk. Mas hoje em dia o que acontece, todo mundo curte ou RT o seu status feliz, e caso essa pessoa goste mesmo de você, ou apenas seja curioso vai te chamar no bate-papo do Facebook. Se você quer mostrar que é super antenado na cena musical, basta clicar em "ativar o que estou ouvindo" para que todos os seus contatos possam admirar o seu bom gosto. Com essa eu comecei a rir, lembro de ficar observando o que cada contato meu estava ouvindo, era uma disputa pra ver quem tinha a musica mais atual, ou se você quisesse zoar um pouquinho deixava ativado enquanto ouvia um Chitãozinho e Xororó. O mesmo se aplica ao facebook e ao Twitter. No facebook, as fotos, comunidades e informações fornecidas por você criarão uma áurea de beleza, intelecto e popularidade. Os depoimentos deixados por amigos serão testemunho disso, confirmando a sua reputação única e, claro, não custa repetir popular. Saudade dos depoimentos u.u sqn. No twitter, não é apenas o que você diz que define quem você é, mas quem você segue e quem são seus seguidores. Quanto mais seguidores famosos, melhor. Quanto mais tweets, mais fácil fica para as outras pessoas construírem, a partir desse mar de informações, um esboço de você. Embora essa vida virtual seja muito tentadora e venha tomando um espaço cada vez maior nas nossas vidas, é bom lembrar que existe um mundo lá fora. É um mundo onde as pessoas normais, de carne e osso, esperam para conhecer aquela versão não-tão-ideal-do-mundo-virtual - mas nem por isso menos interessante, - de você!

Então vocês gostaram, deu para relembrar alguns fatos?


Comentários

Postagens mais visitadas

Instagram