Amor ou paixão?



Dia desses me fizeram a tal pergunta: Amor ou paixão? E eu não soube responder de imediato. Na quele mesmo dia enquanto eu ia para casa, vi vários casais de namorados que passeavam pelo parque, todos abraçados, todos pareciam muito ter uma paixão ardente e incontrolável vindo de dentro deles, tudo que pude ver dentro dos olhos deles era o desejo, tudo muito passageiro. Tive então ta pensamento: "Todos estão cegos pela paixão, se corroendo no desejo e deixando se levar por momentos de pura luxuria, nenhum deles ama. Onde está o amor então?"

Mais à frente passei por um casal de velhinhos que passeavam de mãos dadas, ali notei algo diferente, os dois conversavam e sorriam, se encaravam e deixam os olhos se encontrarem, e conversavam por horas, com apenas olhares e sorrisos. Eles estavam tão ligados um ao outro que me parecia que sabiam ler pensamentos. Me lembrei de ver cenas parecidas em filmes de época. O olhar deles era radiante, cheio daquele brilho que tanto se fala, aquele que dizem que temos quando amamos uma pessoa de verdade. 

Não pude me conter, e em um impulso de curiosidade me dirigi em direção do casal de idosos e os interrompi: A quantos anos estão juntos?
Eles sorriram um para o outro e então me responderam: Há 47 anos minha jovem. 
Sorri para eles, mesmo estando muito espantada com tudo aquilo, pedi desculpas e me sentei em um banco de frente para o lago.

Então me pus a pensar. Será que no século vinte e um não se existe mais o amor verdadeiro? Será que tudo isso é coisa de épocas passadas e o amor não está mais presente entre os seres humanos da nova geração? Até que então minha resposta apareceu em minha frente. Um casal de uns vinte e tantos anos que me fez lembrar do casal de idosos, o mesmo olhar, o mesmo toque e mesmo encanto um pelo outro. Não foi difícil saber que era amor entre os dois. E então mudei meu pensamento.

O amor existe sim nos dias de hoje, mas quem escolhe o que quer viver somos nós. Está em nossas mãos querer se entregar a um sentimento ardente, que é apenas carnal e não passa de um simples desejo, como é a paixão, ou então escolher viver para sempre ao lado da tal pessoa, querendo a proteger e ninar sempre, tendo em consciência de ter que repartir cada detalhe da sua vida, e se dedicando a ela, se você quer viver de um sentimento pra lá do que se entende e do que se é sensato, como o amor. 

Bom, a minha escolha eu fiz, quero viver um sentimento puro e verdadeiro como o amor, e você o que quer viver? Amor ou paixão?

Postagens mais visitadas

Instagram