Tipos De Pele


Todos mundo gosta de ter a pele como aquelas atrizes de novela, mas para isso você precisa cuidar muito da sua pele, e o primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele, para você não usar um tratamento ou produto errado, que acabe deixando sua pele ainda pior.
Então aqui vai uma ajuda pra você identificar seu tipo de pele e cuidar dela:

Oleosa
Brilho excessivo, poros obstruídos e tendência à acne são as principais características desse tipo de pele. Mantenha distância de produtos à base de óleo e de preferencia às formulações em gel.

Lembre-se de que pele oleosa não é sinal de pele resistente e hidratada. Por isso aplique o tônico diariamente para desobstruir os poros e jamais dispense o hidratante - sempre oil free, ou seja livre de óleo.
Limpe, tonifique e hidrate, mas não exagere! O excesso pode estimular a produção das glândulas sebáceas.

Na escolha do filtro solar, procure as versões com controle de brilho, e para emergências, mantenha na bolsa lenços antioleosidade. Disponíveis em pequenos pacotes, são práticos e resolvem o problema, principalmente naqueles dias escaldantes.

Mista
É a famosa pele oleosa na região T - testa, nariz e queixo - e seca nas outras áreas. Os cuidados aqui se resumem ao equilíbrio: é preciso evitar produtos muito cremosos ou oleosos para não comprometer a zona T, mas, ao mesmo tempo não se pode esquecer de hidratar as áreas secas.

Por isso, opte por produtos líquidos, mas leves, como as loções leitosas. Na hora de tonificar, aplique o produto apenas na região T. Aplique o hidratante no rosto todo, mas dê atenção especial às áreas secas, concentrando menos produto na região oleosa.

Normal
Nem oleosa, nem seca, tem textura uniforme. Isso não significa que os cuidados possam ser dispensados.

O sol, a poluição e o uso inadequado de cosméticos também podem danificar esse tipo de pele. Por isso, não abra mão do ritual de limpeza, tonificação e hidratação diária. Aparentemente, a maquiagem dura mais nesse tipo de pele, mas não deixe de removê-la antes de dormir.

Sensível
Fina e frágil, esse tipo de pele tem mais tendência à irritabilidade e a formação de rugas. Nem sempre é possível detectar com precisão essas características. Por isso, se você desconfia que pode ter esse tipo de pele, consulte um dermatologista antes de investir em produtos específicos.

De modo geral, a pele sensível é mais intolerante a alguns cosméticos. Use tônicos sem álcool e evite produtos esfoliantes e abrasivos, capazes de provocar vermelhidão.

Seca
Fina e sem brilho, está mais sujeita a rugas e descama com facilidade. Fique longe dos produtos oil free e abuse do hidratante. Dispense tônicos com álcool, que ressecam ainda mais a pele.


Essas informações foram tiradas do livro "Maquiagem passo a passo" do maquiador Eduardo Souza, da editora Melhoramentos.


Postagens mais visitadas

Instagram