Gastronomia


Com o perdão pela piadinha, mas essa é uma profissão de dar água na boca. E você se engana se acha que Gastronomia é só saber cozinhar! Sim, é claro que saber cozinhar é essencial. Porém, a profissão exige bem mais que isso.

O Gastrônomo é responsável por estudar e elaborar receitas e preparar todo tipo de prato, dos mais simples aos mais finos, exóticos e sofisticados. Essa é apenas a parte criativa da profissão.

Além de desenvolver o papel de chef de cozinha, ele deve conhecer as bebidas, saber selecionar, armazenar e combinar ingredientes, entender dos processos administrativos, mercadológicos, de segurança e de higiene.

O trabalho do Gastrônomo vai além de alimentação e envolve desde pesquisa de regionalismo (pratos típicos, temperos e iguarias e de cada lugar do mundo) até serviços de mesa (etiqueta, combinações de louças e talheres), nutrição e vestuário. Já que a responsabilidade é muita, as oportunidades são várias.

O Gastrônomo pode trabalhar em restaurantes, hotéis, panificadoras, confeitarias e também prestar consultoria no setor de alimentos e bebidas.

Se o assunto abriu seu apetite, mate sua fome de conhecimento e pesquise sobre o Curso de Gastronomia da Universidade da sua região.

Duração: 2,5 anos em média

Postagens mais visitadas

Instagram